segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A morte de Alex Mariano, ex-programador da Fluminense FM


Publicado no LuisNassifOnLine, em 21/08/2013 


       Bem no início dos anos 80, as rádios FM's já faziam parte do circuito do jabá, como já ocorria com a televisão, rádios AM e etc, com a programação idêntica e pasteurizada. Em uma tarde, até mesmo em função desse marasmo, começo a rodar o "dial" para ver se encontro alguma coisa interessante, de repente começo ouvir uns acordes conhecidos, era "Stairway to Heaven" do Zeppelin de Chumbo!, que apesar de eu ter o disco fazia tempos que não a ouvia. Peraí, eu estava acordado; e veio o Bowie, o Purple, The Who,...raios, não dava para acreditar. 


       O nome disso era "Radio Fluminense FM", conhecida também como "Maldita". Mas ela não ficou só resgatando aquele rock dos 70 não, estava antenada com o que ocorria naquele momento, era uma época em que diversos grupos de rock se formavam e seguiam em apresentações no circuito alternativo. No Rio, o palco era o Circo Voador, também iniciando as atividades, e que tinha acabado de aterrizar na Lapa vindo do Arpoador. E aí entrava a "Maldita", reverberando todo esse movimento, era a chamada "caixa de ressonância" e que pouco mais tarde tudo isso resultou no Rock Brasil. Os clássicos, não ficaram de fora da programação, tiveram também os seu espaço; mas que não se referiam as músicas e sim aos artistas. Não se tocava as músicas mais conhecidas de Elis, do Chico, do Gil, Gal, Paulinho da Viola, só para citar alguns, traziam para o público em geral aquela 3ª música do Lado B do disco, pouco trabalhada na mídia em geral, e muitas vezes, pouco apresentadas pelos próprios artistas, mas que com esse conhecimento, a obra deles ficava mais completa a todos.


    Isso tudo porque um dos membros fundadores Alex Mariano, foi morto há aproximadamente 2 semanas. Nesse início na "Maldita", esteve também com Samuel Wainer Filho e Carlos Lacombe. (alfeu)